Logo Pitayas Moema

Nossa História

Em 2017, o engenheiro mecânico Iris Gontijo decidiu realizar uma mudança radical em sua vida: encerrou um período de quase 30 anos trabalhando na atividade industrial em um grande centro urbano e retornou à sua região de origem. O propósito dessa mudança era ter a oportunidade de passar mais tempo com os pais e  familiares, além de buscar novos desafios/projetos mais próximos ao campo e à produção agrícola.

Foi então que no início de 2018, o empreendedor veio a conhecer o cultivo da pitaya e identificou‐se imediatamente com a produção da fruta. Desafiador, o projeto representava a oportunidade de melhor aproveitar áreas de sua propriedade rural situada no município de Santo Antônio do Monte ‐ MG, além de abrir caminho para que outros pequenos produtores rurais também acreditassem no potencial da cultura contribuir para o desenvolvimento socioeconômico regional.

O pomar foi implantado em novembro 2018, com um total de 9 mil pés de pitaya, sendo 05 variedades de frutas de polpa vermelha e 01 variedade de polpa branca.

A safra 2020/21 é de 60 toneladas e a safra 2021/2022 tem projeção para 100 toneladas.

A pitaya

A pitaya é uma planta originária da América Central, encontrada do sul do México ao norte da América do Sul, de fácil cultivo e propagação, possui certa rusticidade e tolerância à seca e a outras condições adversas como salinidade e frio. 

No entanto, em condições ideais de clima, solo e umidade desperta‐se o seu máximo potencial produtivo. É considerada uma fruta exótica, que está vinculada a um mercado em expansão com expressiva receptividade nos mercados consumidores como Estados Unidos e Europa, devido à busca dos consumidores por novos sabores, cores, texturas e também de fontes alimentares saudáveis.

Fruta do Pomar Pitayas Moema

A colheita ocorre entre os meses de novembro e maio, sendo que algumas técnicas de manejo, ainda em desenvolvimento, apresentam potencial para aumentar o período produtivo das plantas. 

Devido ao cultivo da pitaya ser relativamente novo, informações existentes sobre a condução e manejo dessa cultura ainda não estão muito bem definidos. Há várias opções para o plantio e condução da pitaya, no entanto, ela necessita de algum tipo de apoio como mourão, já que tem hábito de crescimento trepador. Podas e outros cuidados como agentes  polinizadores(para algumas variedades) fazem‐se necessários.

Benefícios da pitaya

A pitaya chama a atenção por seus benefícios nutricionais e por seu potencial antioxidante, devido à significativa quantidade de compostos fenólicos, betalaínas, vitaminas B, C e E, bem como minerais, como ferro, cobre e zinco, o que a faz ser conhecida como uma “superfruta‟. Ela é uma aliada à prevenção de doenças como complicações respiratórias, circulatórias e cardiovasculares; úlceras, diabetes, mal de Alzheimer e recentemente seu efeito anticâncer está sendo investigado, já tendo resultados promissores.

Vista aérea pomar Pitayas Moema

A condução do pomar

Estamos sempre atentos à evolução das boas práticas de manejo e condução da cultura para aplicá‐las em nosso pomar.

O dia a dia do pomar é registrado em caderno de campo e atende todos os requisitos normativos da rastreabilidade segundo INC 02/2018.

As frutas, após colhidas, passam por uma bancada de preparação, onde é realizado um rigoroso processo de seleção e classificação, a fim de garantir a qualidade e o padrão de nossas entregas.

Polpas de Pitaya

Em 2019, o visionário Iris Gontijo, funda a empresa Pitayas Moema, cujo objeto principal é agregar valor e mais opções de aplicação para o grande volume de frutas produzidos em seu pomar.

Localizada na cidade de Moema/MG à 170km de Belo Horizonte, a fábrica tem uma capacidade instalada de 1 tonelada de polpa/dia (durante safra) e os produtos são testados regularmente por laboratório renomado.

As polpas produzidas são naturais e integrais, não sendo adicionando nenhum outro ingrediente ou conservantes.

Iris e filho no pomar da Pitayas Moema

Pomar

Rodovia MG 170 – KM 13,5 – S/N – CEP 35560‐000 – Santo
Antônio do Monte/MG.

Fábrica

Rua Caetés, 639 – Alvorada, CEP 35604‐000 – Moema, MG.

Fale com a gente!

irisjonasgontijo@gmail.com

pitayasmoema@gmail.com