Produtor: Veja 6 pequenas mudanças com grande impacto nas suas vendas

Para impactar de maneira positiva, muitas vezes nos prendemos aos grandes planos que exigem alto investimento e muito trabalho. Porém, pequenas mudanças também podem oferecer a você um retorno financeiro melhor. Por isso, pensamos em 6 pequenas mudanças que causarão grande impacto em suas vendas:

1

Escolha cultivares adequadas para a sua realidade e dê o primeiro passo rumo ao sucesso de sua produção

Atualmente, existem milhares de cultivares disponíveis no mercado em todo o mundo. Escolher a cultivar adequada é o primeiro passo para definir o sucesso, ou não, da produção.

Para fazer essa escolha, é necessário que você, produtor, pesquise e identifique aquela que melhor se adapte à sua realidade, já que ela vai definir o manejo utilizado em sua plantação, bem como o tamanho do investimento. Para identificar a melhor opção, você deve conhecer o potencial produtivo da região, as cultivares mais adaptadas, o histórico da propriedade e do clima.

Além disso, precisa considerar uma série de fatores nas cultivares, como tolerância à doenças, potencial de rendimento associado ao custo de investimento mínimo da cultivar, como adubação, necessidade e quantidade de defensivos e/ou redutores de crescimento, entre outros. 

Para ajudá-lo nessa escolha, você pode buscar informações e orientação com as instituições de pesquisas que atuam nessa área. Também, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) possui uma lista com as cultivares indicadas para cada área e, anualmente, lança uma portaria onde é definida uma gama de cultivares que você pode usar. 

Essas informações disponibilizadas pelas instituições de pesquisas aliadas a um bom planejamento da produção, onde é realizada a escolha de uma cultivar adequada, mais uma correta época de semeadura, adubação equilibrada, insumos com melhor custo-benefício e controle de pragas e doenças, compõem o conjunto de fatores que vão definir o sucesso de sua produção

2

Faça uso do Caderno de Campo Digital e esteja sempre atualizado de tudo que está acontecendo no seu cultivo

O caderno de campo em papel já é bastante utilizado, visto que é uma ferramenta de seu cotidiano. Porém, essa não é a forma mais eficiente de gerir suas atividades a campo e atender às normas de rastreabilidade. Por acreditarmos na eficiência da digitalização do caderno de campo, criamos o Demetra – Caderno de Campo Digital, uma plataforma que gerencia com precisão o planejamento de atividades, que possui segurança no armazenamento de seus dados, que opera de modo online e offline e que oferece a você tecnologia de georreferenciamento para otimização de suas tarefas a campo. Conheça aqui, em detalhes, 5 benefícios para aderir ao Caderno de Campo Digital. 

Através de uma pequena mudança com a utilização do Caderno de Campo Digital, há o cumprimento das diretrizes necessárias para o atendimento da rastreabilidade conforme a INC 02 2018, além de  facilitar o processo de aprovação para obtenção de uma série de certificações, como o Certificado de Produção Orgânica, o Certificado Fitossanitário de Origem, o GlobalG.A.P, o Selo Brasil Certificado, dentre outros. A adoção da rastreabilidade de seu cultivo pelo uso de um caderno de campo digital possui uma série de vantagens tanto para quem vende quanto para quem consome. Para você produtor, é a possibilidade de comprovação da origem do alimento, o que hoje é um diferencial de mercado valioso. Também agrega valor pelo produto ser mais seguro e mostrar profissionalismo da produção. Para o consumidor, é a segurança alimentar que esse rastreio traz, podendo saber com exatidão de onde vem o alimento e quem o produziu. Integra-se aí uma parceria que só tem se mostrado benéfica até então.

Produtor realizando sua colheita e já cadastrando no Caderno de Campo Digital
Produtor realizando sua colheita e já cadastrando no Caderno de Campo Digital

3

Atenda às normas de Rastreabilidade e comercialize sua produção sem dores de cabeça

É apenas questão de tempo para que  a rastreabilidade seja exigida para todos os alimentos hortifrutícolas. Por isso, recomendamos que você comece a atendê-la  desde já, para que saia à frente da concorrência e aumente suas vendas. Caso você queira entender melhor sobre o assunto, explicamos a seguir, como funciona a rastreabilidade nos cultivos:

O rastreamento da sua produção será feito através de etiquetas  fixadas à embalagem de seus alimentos ou diretamente neles. Nesses rótulos,   encontram-se  as informações necessárias acerca de seu cultivo, as quais poderão também apresentar um código de barras, conhecido como QR Code (Quick Response Code) e que será lido através da câmera do celular. Durante a colheita, cada parcela retirada de produtos hortifrutis gerará um número de lote para identificar de qual canteiro, quadra ou talhão veio esse produto. Cada lote receberá um código, que será único e acompanhará o alimento em todo seu trajeto. Isso significa ser possível registrar e ter acesso às informações relativas à origem dos alimentos, os quais podem ser consultados a qualquer momento. Nesse sentido, a etiqueta é uma referência ao lote, que permite até mesmo saber de que área da plantação veio, quais tratamentos aquela área recebeu… Também é possível identificar se o produtor respeitou o período de carência ao fazer a colheita e se aplicou somente produtos autorizados para aquela cultura. 

Dessa forma, as etiquetas de rastreabilidade permitem que o consumidor consiga identificar se você, agricultor, fez uso de boas práticas agrícolas durante a produção, o que confere aproximação e parceria entre as extremidades dessa cadeia produtiva e, consequentemente, grande possibilidade de aumento nas vendas.

Etiqueta de rastreabilidade ELYSIOS utilizada por produtor de morangos
Etiqueta de rastreabilidade ELYSIOS utilizada por produtor de morangos

4

Firme parcerias e expanda seu mercado

Já ouviu o ditado “a união faz a força”? Essa frase descreve muito bem a importância das parcerias comerciais no crescimento de empresas. Na agricultura não é diferente. Ter parceiros é um fator de grande importância no mundo agrícola, pois garante um diferencial competitivo que atende ao consumidor final, que está cada vez mais exigente. Possuir boas relações comerciais é essencial para formar excelentes parcerias futuras que sejam favoráveis para o seu negócio. Com a alta concorrência,  unir-se a outra organização pode aumentar a sua receita e abrir portas para novos mercados.

Além de melhorar os resultados,  firmar parcerias atrai novos públicos, pois gera maior alcance de mercado, melhores preços, reconhecimento de marca e, consequentemente, aumento de vendas.

5

Divulgue sua produção de forma digital e amplie sua marca

Nos dias atuais, estar inserido no meio online é muito importante para que se expanda a visibilidade de seu produto. A internet possibilita que seus cultivos sejam vistos pelo mundo inteiro e que você negocie  com pessoas das mais diferentes localidades. A criação de uma página digital torna-se o cartão de visitas de sua produção, trazendo muitas vantagens a você produtor. 

Através dessa ferramenta, é possível contar a história da sua propriedade, família e produção, criando uma proximidade e um ambiente amistoso entre você e seu cliente. Além disso, é possível detalhar informações importantes sobre o seu cultivo, tais como espécie, variedade, manejos empregados, entre outros, e criar um design que combine com a sua produção e que esteja de acordo com o seu gosto.  

Para entender melhor como funcionará a divulgação de sua produção através de uma página digital, confira o site que criamos para a Granja Ludwig, do município de Bom Princípio (RS).

Tela inicial da página da Granja Ludwig
Tela inicial da página da Granja Ludwig

6

Melhore a qualidade da produção através de boas embalagens e agregue valor ao seu produto

Os hortifrutis são alimentos muito perecíveis, pois estragam com muita facilidade devido ao teor de nutrientes e umidade que possuem, criando um ambiente propício para a proliferação de microrganismos. A gestão de qualidade desses alimentos inicia-se no plantio e perdura até a pós-colheita, sendo principalmente importantes a fase de colheita e pós-colheita, onde deve haver um manuseio correto e uma boa armazenagem. Quando esses processos não são realizados de forma eficaz, há perda de qualidade e, consequentemente, diminui-se o tempo de vida do alimento, fator negativo para a comercialização. Nesse sentido, o uso de boas embalagens faz toda a diferença, pois permite que seus produtos hortifrutícolas cheguem ao destino da melhor forma possível. 

Além de ajudar a manter a qualidade do alimento por mais tempo, boas embalagens proporcionam maior segurança alimentar, pois minimizam ou até mesmo evitam a proliferação de microrganismos responsáveis pela deterioração dos alimentos, o que prejudica o sabor, a textura e a durabilidade desses. Quando comparamos hortifrutis comercializados em grandes quantidades ou a granel com aqueles comercializados diretamente nas embalagens destinadas à prateleira e consumo final  , percebemos que os produtos a granel  tendem a ter menor  durabilidade e  qualidade, pois sofrem mais com danos mecânicos.  

Dessa forma, percebemos como o uso de uma embalagem correta para produtos hortifrutícolas pode otimizar o processo de distribuição desses, proporcionando  durabilidade aos produtos, garantindo maior qualidade aos seus consumidores e mais rentabilidade às suas vendas.

Através dessas pequenas mudanças na gestão de seu cultivo, certamente você obterá impacto positivo nas suas vendas!

More to explorer