Usuário de aplicativo de caderno de campo digital para rastreabilidade

5 benefícios de utilizar o Caderno de Campo Digital!

Sumário

Pesquisas realizadas entre os meses de abril e junho de 2020 pela Embrapa, Sebrae e o Inpe apontam que 8 de cada 10 agricultores  fazem uso de, pelo menos, uma ferramenta digital para auxiliar na sua produção. A aderência total às tecnologias é só uma questão de tempo e o Caderno de Campo Digital é o primeiro passo para quem deseja iniciar a jornada tecnológica Esta ferramenta auxilia você, produtor rural, técnico, gestor de cooperativa ou agroindústria a otimizar o desempenho produtivo dos cultivos e a otimizar seu tempo,  um dos bens mais preciosos que existem. 

O Caderno de Campo já é uma ferramenta do cotidiano do agricultor, sendo indispensável para garantir a rastreabilidade e comercialização dos produtos. O caderno tradicional, em papel, ainda é bastante utilizado, mas será que essa é a forma mais eficiente de gerir as atividades do campo? Neste post, mostraremos uma série de benefícios que farão você  abrir mão do papel e aderir à digitalização do seu caderno de campo.

1. Gerenciamento e precisão no planejamento de atividades na palma da mão

Para trabalhar de forma inteligente, aumentar a produtividade, reduzir o desperdício e melhorar a comercialização, é de suma importância realizar um gerenciamento eficiente de sua propriedade. Mas como saber o que está atendendo às expectativas e o que pode ser melhorado? Justamente, para investir mais naquilo que gera um melhor retorno, primeiramente, é preciso tomar nota de todas as ações realizadas diariamente no campo. 

Como sabemos que é impossível lembrar de tudo contando apenas com a memória, disponibilizamos o Demetra Caderno de Campo Digital. No Demetra, você pode  planejar e registrar  todas as atividades do seu cultivo, desde o pré-plantio até a pós-colheita. Através de notificações inteligentes recebidas na palma de sua mão, é possível planejar e verificar, para cada setor de seu cultivo, qual a data, turno e duração ideais para a realização da colheita, do manejo e da aplicação de um insumo agrícola, bem como todas atividades derivadas dessa: o modo de aplicação, volume de calda, quantidade de produto por tanque, período de carência, número de pessoas envolvidas para a realização da atividade, entre outros. 

Consequentemente, a ferramenta permite que o agricultor sempre esteja alerta às necessidades e planejamentos do cultivo, enquanto a tecnologia auxilia no levantamento das estimativas e controle das variáveis. Essa agilidade e a entrega de informação devido ao auxílio do aplicativo resulta na economia de gastos desnecessários com insumos e água, proporcionando a você total capacidade para gerenciar de forma mais eficiente os custos de toda a produção, tornando possível um planejamento mais minucioso e assertivo para a próxima safra.

2. Segurança no armazenamento de seus dados

O Caderno de Campo Digital  permite que você diga adeus ao esquecimento ou às perdas de anotações feitas no papel e  armazenadas em gavetas ou pastas do computador. Com esta ferramenta, você acompanha todas as etapas de seu cultivo através de um simples clique, além de garantir rastreabilidade e segurança para o mercado, tema que será discutido no tópico 5. Utilizamos os melhores sistemas de serviço web para garantir o ambiente mais seguro possível para a sua informação, apresentando um sistema robusto e eficaz para você ter a melhor experiência. Além disso, todos os dados inseridos no sistema podem ser acessados apenas pelo usuário principal da propriedade e por aqueles que receberem a sua permissão, seja esse um familiar, colaborador, técnico ou uma cooperativa, o que confirma a integridade da ferramenta.

3. Conectividade offline

Está em uma fase importante de seu ciclo de cultivo e quer acompanhar e fazer anotações de forma otimizada sem perder nenhum segundo do processo? Com o nosso Caderno de Campo Digital você consegue! Mesmo estando em uma área totalmente sem conectividade, ou seja, offline, é possível manter em dia seus registros e ter acesso a todas as suas informações de maneira rápida, facilitando a sua tomada de decisão e garantindo o armazenamento para sucessores e colaboradores. Assim que houver conexão com a internet, seus dados serão sincronizados e poderão ser acessados tanto pela plataforma mobile quanto pela plataforma web, permitindo total acesso ao que foi trabalhado offline.

4. Tecnologia de Georreferenciamento

Através da ativação do GPS em seu celular é possível demarcar e encontrar com precisão as áreas de produção que precisam receber determinado controle químico, conforme o monitoramento de pragas, doenças e plantas daninhas. Também é possível localizar áreas que já estão prontas para a colheita e identificar distúrbios, como a maturação precoce de frutos, por exemplo. Dessa forma, com a exatidão das coordenadas geográficas, diminuem-se os custos decorrentes de deslocamentos indevidos de maquinários agrícolas ou automóveis. Otimizando-se assim, o tempo e o serviço dos funcionários e produtores nas operações a campo.

5. Atendimento às normas de rastreabilidade e certificações

Conforme reportagem divulgada pelo site Agrolink, a digitalização do caderno de campo é um caminho sem volta. “Os cadernos de campo vêm sendo muito solicitados pelas indústrias que estão implantando normas internacionais de segurança de alimentos, como ISO 22000, BRC e FSSC 22000. E não é só para quem quer exportar, redes de supermercados que têm marca própria, por exemplo, querem que a empresa terceirizada tenha esses programas porque eles são garantia de qualidade. Essas certificações solicitam o caderno de campo, é uma ferramenta muito importante”, explica Irene Konrad, consultora em certificação. O caderno de campo digital favorece a negociação do produtor junto ao comprador, por ser uma ação preventiva. Ao receber o produto colhido, a indústria, ou cooperativa, já está com todas as informações sobre o cultivo. 

Através da utilização do Caderno de Campo Digital, há o cumprimento das diretrizes necessárias para o atendimento da rastreabilidade conforme a INC 02 2018, uma instrução normativa extremamente importante que apresenta os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana, para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos. Também, facilita-se muito o processo de aprovação para obtenção de uma série de certificações, como o Certificado de Produção Orgânica, o Certificado Fitossanitário de Origem, o GlobalG.A.P, o Selo Brasil Certificado, dentre outros..

Confira algumas avaliações de produtores parceiros que utilizam o Caderno de Campo Digital:

Fale Conosco

Mais conteúdo:

Leia Mais...