Desafio Covid-19: Soluções digitais para garantir a segurança alimentar em tempos de coronavirus

A Elysios foi selecionada pela Bayer, gigante mundial do agronegócio em busca de soluções para agricultures em tempos de crise do coronavirus.

Usuário de aplicativo de caderno de campo digital para rastreabilidade

A Elysios Agricultura Inteligente é uma das startups selecionadas pelo Desafio Covid-19, lançado pela Bayer, com o objetivo de buscar soluções tecnológicas que ajudem os produtores a reduzir o impacto em seus negócios devido à pandemia do coronavirus. O desafio busca sugestões que tenham alto impacto digital, sejam de rápida adoção e implementação e tenham condições facilitadas para aquisição dos produtores.

 

Criada por alunos da UFRGS de agronomia e engenharia, a Elysios apresentou a plataforma Demetra, voltada para a rastreabilidade. O aplicativo funciona como um caderno de campo digital, em que o produtor rural registra as atividades do dia a dia, de maneira fácil e prática, promovendo um rastreamento do cultivo, hoje uma exigência no cultivo de frutas e hortaliças. E ainda facilita ações de rotina na propriedade, como racionalizar o uso de insumos e, com isso, o ganho de produtividade.

Frederico Apollo Brito, CEO e um dos fundadores da Elysios, explica que os agricultores estão se sentindo muito atingidos por problemas de comercialização no atual cenário. “Nossa ferramenta entra nessa realidade para permitir a comercialização da produção. Com rastreabilidade, eles conseguem ofertar os produtos com segurança, para todos os entes da cadeia produtiva. É essa segurança que a gente quer passar”, afirma.

Por ser um dos escolhidos pelo comitê de avaliação, o aplicativo Demetra estará disponível gratuitamente, durante três meses, na Orbia, marketplace mais conhecido do agronegócio brasileiro, voltado a três grandes negócios: insumos, commodities e fidelidade. A plataforma é aberta ao mercado e conta com 140 mil produtores rurais no seu banco de dados. Conforme regulamento do Desafio Covid-19, esse prazo pode ser prorrogado de acordo com a necessidade e o avanço da pandemia.

 

Segundo Dirceu Ferreira Jr, Diretor do Centro em Expertise em Agricultura Tropical da Bayer, a única maneira de garantir segurança alimentar para a população é a união de esforços. “Essa é uma chamada com causa nobre. Diversos segmentos estão sendo afetados no mundo inteiro, então nós entendemos que boas soluções podem blindar e proteger contra essa pandemia que está ocorrendo”, aposta.

 

O Desafio Covid-19 é uma iniciativa da Bayer, gigante mundial do agronegócio, com apoio do AgTech Garage. Além do acesso ao marketplace Orbia, a Elysios e as outras empresas selecionadas terão acesso aos parceiros corporativos do hub, como o Sicredi, para potencializar o go-to market, estratégia que inclui campanhas de marketing e facilidade para entrada de programas de incentivo.

 

“Muitos mercados estão com as demandas desalinhadas então tem empresa que tá comprando muito, e de forma errada. Nós atuamos ajudando na adaptação da propriedade ao mundo moderno, preparando o produtor rural para que ele consiga vender bem os seus produtos. É a nossa forma de entregar soluções para o agricultor no meio dessa pandemia”, finaliza Brito.

Texto: AgroUrbano Comunicação

Foto: divulgação Elysios

Fone/Whats: (51) 99165 0244

www.agrourbano.com.br

www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao

Instagram: @agrourbano_comunicacao

Mais conteúdo: