Delta T é uma medida de estabilidade atmosférica amplamente utilizada na agricultura para determinar a adequação de tratamentos de culturas, como pulverizações ou fertilizações. Calcula-se subtraindo a temperatura de bulbo úmido da temperatura de bulbo seco. Essas temperaturas podem ser medidas com estações meteorológicas, como é o caso da estação da Elysios.
Um valor de Delta T entre 2 e 8 é geralmente considerado o intervalo ideal para a aplicação de tratamentos agrícolas. Valores fora desse intervalo podem resultar em cobertura inadequada da pulverização, deriva ou outros problemas que reduzem a eficácia do tratamento ou causam danos ambientais. Valores de Delta T acima de 8°C estão associados a temperaturas mais altas e menor umidade; valores abaixo de 2°C estão relacionados a alta umidade relativa.
É importante monitorar o Delta T antes e durante as atividades de pulverização para otimizar o cronograma de aplicação. Condições climáticas podem mudar rapidamente, portanto, acompanhar o Delta T pode auxiliar na tomada de decisões mais informadas sobre as aplicações de tratamentos agrícolas. Com o Demetra, você pode configurar alertas climáticos e receber notificações no seu celular quando esta condição se altera e torna uma aplicação desfavorável, evitando perdas econômicas.
Lembre-se de que o Delta T é apenas um dos vários fatores que influenciam o desempenho das pulverizações e outros tratamentos agrícolas. Deve-se também considerar outros fatores, como velocidade do vento, umidade, temperatura e o tipo de tratamento a ser aplicado. Em caso de dúvidas, consulte um agrônomo.