Autor: Gabriel Wathier Almeida
O agricultor Rafael Flach fez a transição do caderno de papel para a plataforma digital Demetra.
Introdução
Nos últimos anos, diversas tecnologias surgiram para tornar o trabalho no campo mais eficiente, levando à transição dos controles em papel, em cadernetas e planilhas, para o formato digital, no celular e computador. As maiores empresas do agro que trabalham com fornecedores de matéria prima já fizeram ou ainda estão fazendo esta mudança na sua rede de fornecimento, com ferramentas como a Plataforma Demetra da ELYSIOS.
Algumas das dúvidas comuns que surgem aos gestores acerca desta transição são: será que meus fornecedores vão se adaptar a uma nova tecnologia? Qual será o custo do tempo e energia investidos neste processo? Realmente vale à pena? Estas são as perguntas que vamos responder neste texto, baseado na nossa experiência com a implementação da plataforma Demetra.
O processo de transição
Buscar novas tecnologias faz parte da evolução humana, pois elas ajudam a tornar nosso trabalho mais eficiente. Entretanto, as pessoas em geral não pensam todas da mesma forma no que diz respeito a adoção de inovações, conforme descreve um modelo proposto inicialmente por Everett Rogers em seu livro. A “curva da adoção à inovação” mostrada abaixo sugere que existem pelo menos 5 perfis de pessoas com apetites diferentes em relação a mudanças, partindo dos mais entusiastas até os mais resistentes:
A Curva da Adoção da Inovação, que Everett Rogers criou no livro “Diffusion of Innovations”, adaptado posteriormente pelo consultor Geoffrey Moore na obra “Crossing the Chasm”. onde foi adicionado o conceito de “abismo”. Retirado de medium.com.
Os entusiastas têm a característica de serem ousados. Querem ser pioneiros, os primeiros a usar a tecnologia.
Os visionários valorizam a inovação em busca de uma vantagem competitiva perante os seus concorrentes. Em geral são formadores de opinião e possuem um papel muito importante na divulgação da inovação.
Os pragmáticos adotam um produto já validado pelo mercado como sucesso. Eles dependem da aprovação de consumidores do seu próprio nicho para a adoção da inovação. Se o produto está “na moda” e deu resultado, irão usá-lo.
Os conservadores são os outros 34% que não visualizaram o retorno na aquisição da inovação. Para a adoção, é necessária a consolidação desta no mercado e um retorno tangível do investimento.
Por fim, existem os 16% dos céticos que são mais resistentes à mudança e irão demorar mais para introduzi-la na sua vida.
Este conceito nos traz ao menos duas lições importantes:
- O processo de implementação de inovações tende a ter maior sucesso quando iniciado pelos primeiros grupos, e posteriormente expandido para os demais. Ou seja, iniciar um projeto pelos mais conservadores pode gerar maior atrito e menor adesão final;
- Nem sempre haverá 100% de adesão voluntária e isso é normal.
A ELYSIOS trabalha desde 2018 na implementação da plataforma Demetra em cadeias de produtores rurais e pôde confirmar na prática a importância da adoção gradual das tecnologias por parte dos usuários. Portanto, o processo é inicialmente conduzido com um grupo seleto formado pelos produtores mais entusiasmados, familiarizados com tecnologias e/ou que possuem filhos/jovens com quem trabalham junto e possam lhes auxiliar nos primeiros passos. Depois que a primeira turma conheceu a ferramenta, aprovou e deixou seu feedback, seguimos o plano de implementação expandindo para demais produtores nas próximas etapas.
Inclusive, o auxílio dos jovens no uso da plataforma Demetra é muito positivo para o engajamento do grupo familiar, pois eles geralmente apresentam muita facilidade ao usar o computador e o celular. Além do mais, contribui para sucessão familiar na atividade agrícola, visto que o uso da tecnologia é um fator chave para manter interesse dos jovens em permanecer na propriedade rural.
Capacitação: o início
Uma etapa muito importante do projeto de implementação é a da capacitação, onde os participantes terão o primeiro contato e serão instruídos sobre como operar com a ferramenta. Todos os usuários, sejam técnicos, gestores, familiares ou funcionários podem ser capacitados, de forma presencial ou virtual. É neste momento que o usuário terá o primeiro contato, realizar os primeiros registros e consultas e tirar as primeiras dúvidas.
Na capacitação da ELYSIOS, os participantes são divididos em turmas contendo entre 2 e 10 pessoas da mesma modalidade: produtores rurais, técnicos ou gestores. A capacitação começa com a sensibilização sobre a importância do projeto para todos os parceiros, apresentando os benefícios e as responsabilidades. Conforme a demanda, pode-se incluir um treinamento sobre rastreabilidade da produção no início do evento.
Capacitação com agricultores ministrada em agência bancária da cooperativa Sicredi Serrana
A segunda etapa é a apresentação da Plataforma Demetra em suas versões WEB (computador) e APP (Celular), com enfoque para as funcionalidades que serão mais importantes para o projeto. Se o objetivo principal for registro e controle de informações de campo para certificações como Global G.A.P. ou orgânico, por exemplo, a funcionalidade do Caderno de Campo Digital recebe maior atenção durante a reunião. Os agricultores e técnicos geralmente utilizam mais a versão APP (celular), em quanto os gestores utilizam mais plataforma WEB que é mais indicada para análises e planejamentos.
Durante a demonstração, os usuários podem ir operando e criando registros para se familiarizarem e ir tirando dúvidas. Ao final desta etapa, os usuários recebem auxílio para cadastrar informações básicas de suas propriedades rurais ou dos parceiros, como desenhar no mapa os talhões de produção e informações das plantações ativas.
Agricultor delimitando seus talhões de produção na plataforma Demetra
Modalidade presencial
A capacitação na modalidade presencial é a mais comum e mais efetiva, onde os participantes são reunidos em salas com acesso à internet durante 2 a 4 horas e recebem o treinamento. O contato presencial auxilia no engajamento e deixa os usuários mais à vontade para tirar dúvidas.
O dia de treinamento é divido em duas a quatro turmas com vagas limitadas, onde os produtores escolhem os horários que tem disponibilidade para participar e reservam suas vagas com antecedência.
Capacitação com agricultores ministrada em agência bancária da cooperativa Sicredi Pioneira
Modalidade virtual
A capacitação por vídeochamada permite maior flexibilidade para conciliar horários e aproximar os participantes que não podem se reunir presencialmente naquela data. Para que se obtenha sucesso, é importante que os usuários tenham acesso estável à internet durante o evento. Em alguns casos, reunir aqueles que tem dificuldades de conectividade na sede da empresa/cooperativa durante o treinamento pode ser uma boa ideia.
Capacitação com agricultores da COOPERBAC ministrada em videochamada
Capacitação realizada por técnicos
Quando o projeto conta com técnicos de campo, existe a opção de que a capacitação dos agricultores seja feita por eles. Neste caso, os técnicos são treinados previamente pela ELYSIOS, e recebem materiais e instruções para que possam treinar os produtores posteriormente.
Capacitação com produtores de guaraná do projeto Olhos da Floresta ministrada por técnico do Imaflora
O acompanhamento
Ao final de um treinamento, os usuários geralmente estão satisfeitos e confiantes. No entanto, é normal que algumas dúvidas venham a surgir na hora de usar a plataforma no campo, que é o momento onde colocarão em prática tudo que aprenderam. Portanto, o acompanhamento feito ao agricultor pelo time especializado em sucesso e suporte da ELYSIOS é essencial para o êxito do projeto. Os usuários têm um canal aberto através de grupos no WhatsApp ou contato direto, onde podem tirar dúvidas, receber incentivo, conteúdos e atualizações, além de manuais de uso.
Conforme a demanda, é possível agendar um novo treinamento para instruir e incentivar os parceiros que estão com dificuldade de uso. Além disso, durante a parceria existe a coleta de feedbacks continuamente, buscando oportunidades para otimizar a tecnologia e deixá-la cada vez mais otimizada para os clientes.
Será que o produtor vai se adaptar?
A agricultora Eliana Medeiro do Carmo cultiva o guaraná no município de Manacapuru-AM, e utiliza o app Demetra para facilitar a rotina no campo (Crédito: Bruno Zanardo)
Nossa experiência com a implementação da plataforma Demetra nos últimos anos mostra que o processo é mais simples do que parece. Mesmo no caso dos produtores com mais dificuldade, alguns deles se surpreendem ao perceber que utilizar a ferramenta é mais fácil do que esperavam, visto que a maioria das pessoas já está acostumada com aplicativos de celular.
A interface da plataforma é sempre pensada para ser muito intuitiva de modo que o usuário não tenha dúvidas na hora de utilizar, porque sabemos que sistemas complexos e difíceis não possuem boa adesão por parte dos agricultores.
Nas avaliações realizadas com usuários da plataforma, o nível de satisfação sempre fica acima de 90%, mostrando que boa parte dos produtores se adapta bem. Para os que apresentam dificuldade em se adaptar, o time de sucesso e suporte vai estar à disposição para ajudar, além dos técnicos do projeto durante as visitas (quando participam).
Ainda assim, se houver usuários que realmente não conseguiram se adaptar a plataforma, mesmo depois de tantas iniciativas, a ELYSIOS pode disponibilizar um caderno de campo em formato de papel personalizável que vai atender o produtor.
Custos em tempo e dinheiro para a implementação
Na modalidade presencial, o treinamento pode ser realizado inteiramente por técnicos da ELYSIOS, sendo opcional (mas desejável) a presença de membros da empresa contratante, como por exemplo, técnicos agrícolas que acompanham produtores à campo. Ou seja, a empresa não precisa parar durante o processo de transição digital, pois ele ocorre em paralelo aos processos vigentes já estabelecidos.
Quanto ao custo financeiro, além da licença de uso da plataforma, são cobrados apenas as capacitações, considerando as diárias dos técnicos da ELYSIOS e seus custos de mobilização, estadia e alimentação. Ou seja: é possível começar com um investimento baixo.
A duração da implementação é definida em conjunto ao contratante na elaboração do projeto de implementação, pois varia conforme o número de usuários que ingressarão no projeto em cada momento e conforme a urgência do contratante. Na melhor das hipóteses, o pontapé inicial do projeto que começa com a capacitação, pode ocorrer em menos de uma semana.
Devo implementar uma plataforma digital na minha cadeia de fornecimento?
Momento final da capacitação de produtores de goiaba associados a Cooperativa COAC, do município de Carlópolis-PR.
Se sua empresa ou cooperativa atende ou recebe matéria prima de ao menos 4 fornecedores diferentes e deseja melhorar o controle sobre a produção a campo, implementar uma ferramenta digital no processo será muito importante para coleta e acesso rápido às informações.
A análise de dados auxiliará para tomada de decisões mais assertivas, comprovação de qualidade para clientes e certificações, rastreabilidade dos produtos e potencializará o trabalho dos técnicos e compradores. Além disso, será um trabalho de inclusão digital com os agricultores, que receberão uma ferramenta de auxílio na gestão da propriedade rural.
O projeto poderá contemplar 100% dos produtores associados ou apenas a parcela mais significativa, a depender da estratégia adotada. A grande vantagem de incluir todos os produtores é a obtenção de indicadores mais precisos e centralizar todo o controle através do Demetra. É por isso que, em alguns projetos, os gestores exigem que todos os produtores usem a plataforma como condição para continuidade da parceria comercial.
Para entender se a digitalização das informações de sua cadeia realmente faz sentido para você, entre em contato para fazermos um diagnóstico e descobrirmos juntos!