lantas-ancestrais-favorecem-na-agricultura-elysios

Como Plantas ancestrais favorecem uma agricultura mais sustentável

Mais uma vez biólogos e químicos vão de encontro na ajuda para uma agricultura mais sustentável e orgânica acessível para todos os consumidores substituindo um dos herbicidas mais utilizados atualmente no mundo.

Um artigo publicado no jornal Nature Communication, neste ano (2019), por um grupo de pesquisadores da Universidade de Tübigen, Alemanha, demonstra como um microorganismo aquático, chamado cianobactéria, pode produzir um açúcar que pode ser aplicado como herbicida. Esta substância pode substituir o Glifosato, herbicida químico que comprovadamente implica efeitos negativos nos seres humanos e todo o resto do ambiente.

 

 

Mas como estes organismos produzem esta substância?

 

As cianobactérias são encontradas em sua maioria nas superfícies da água do mar, mas também em lagos e rios. Se alimentam da luz solar e nutrientes encontrados na água, desenvolvendo ao longo de sua existência um mecanismo de liberação de açúcares que matam possíveis predadores. 

Agricultura Familiar e sua capacidade de cuidar do solo.

Esta substância que vem sendo estudada e utilizada para substituir o Glifosato, mas de forma natural e sem causar nenhum dano para o consumidor do alimento.

As expectativas destes cientistas é que esta descoberta pode auxiliar a esta área ganhar mais atenção e, consequentemente, maior investimento no fomento destas pesquisas.

More to explorer