5 melhorias que acontecerão no seu cultivo quando você utilizar sensoriamento remoto e automação

  A implementação de tecnologias na agricultura tem feito a diferença na produção de cultivos, reduzindo o desperdício, melhorando a comercialização e produzindo de forma mais econômica e sustentável. Um estudo realizado em conjunto pela Embrapa e pela McKinsey Consultoria aponta que o agricultor brasileiro é mais antenado em tecnologia do que os produtores norte-americanos e que cerca de 53% dos pesquisados brasileiros relatam fazer ou pretender fazer uso de algum tipo de tecnologia em sua propriedade. Apesar de ainda haverem barreiras por parte de alguns agricultores que possuem falta de credibilidade no funcionamento destas tecnologias, bem como falta de acesso a conhecimentos mais detalhados acerca do assunto e também falta de conhecimento financeiro para realizar um investimento nesta área, a utilização de tecnologias é algo inevitável, que tende a se manter em constante crescimento e com custos cada vez menores.

São diversos os benefícios atrelados às inovações, os quais afetam direta e indiretamente a vida do produtor. Nesse sentido, uma das tecnologias que estão em alta no ramo da agricultura é a de sensoriamento, que consiste na obtenção de informações agrícolas sem que haja necessidade de ir até o cultivo com um precisão muito maior.. No post de hoje abordaremos as 5 principais melhorias que o uso dessa tecnologia proporciona aos seus cultivos.

1

Você vai tomar decisões mais precisas e eficientes, baseadas em dados.
É o fim da sensação de dúvida!

Com a planta no centro da tomada de decisão, as informações fisiológicas são utilizadas buscando-se uma solução robusta, precisa e eficiente. A atuação dos sensores ocorre de forma automática, controlando umidade e temperatura do ar e solo, pH e EC, molhamento foliar, luminosidade, micronutrientes específicos que , quando combinada à automação, permite que sejam controladas a fertirrigação, exaustão, nebulização, aspersão, irrigação, válvulas e equipamentos de telemetria. 

Desta forma o sistema sabe, a quantidade de água e nutrientes necessários  para a melhor produção da planta naquele momento. Com isso, e através de uma análise automática e inteligente por parte do sensor, você consegue reduzir as incertezas quanto ao controle e monitoramento do seu cultivo.  Acreditamos que o uso destas ferramentas junto do conhecimento técnico são os pilares para melhorar a produtividade esperada.

2

Maior qualidade, produtividade e economia - Aumento nas vendas e diminuição nos custos.

Cada vez mais o consumidor vem sendo mais exigente àquilo que compra e no ramo agrícola não é diferente. Para que você, produtor, realize boas vendas, é muito importante que consiga produzir alimentos de boa qualidade, de forma consistente, e também mantê-los assim até o momento que forem entregues ao consumidor final. 

Para uma boa venda, o seu alimento precisa passar por alguns processos, que se iniciam desde o pré-plantio e perduram até a pós-colheita. 

O uso de sensores em sua plantação faz com que as principais demandas da planta sejam atendidas, permitindo o desenvolvimento de plantas com baixo estresse. 

Além do mais, com o uso de sensores para controle da cultura, torna-se possível aferir com precisão a capacidade de distribuição de insumos, por exemplo, reduzindo-se, neste caso, o uso exacerbado de defensivos químicos, pois se conhecerá e se aplicará apenas a exata quantidade necessária para proteção da planta. 

Também, é possível reduzir custos derivados do uso excessivo de água, pois há a coleta, aproveitamento e reutilização da água da chuva, promovendo a sustentabilidade e evitando gastos desnecessários, tanto financeiros quanto do recurso natural. 

Reaproveita-se, também, o lixiviado após esterilização, impedindo a propagação de doenças em suas culturas e otimizando o uso de insumos. Esse processo desencadeia uma safra de maior qualidade e com menos perdas, gerando maior rentabilidade aos cultivos.

Sensores de umidade e temperatura do ar e solo instalados em estufa de hortaliças
Sensores de umidade e temperatura do ar e solo instalados em estufa de hortaliças

3

Maior controle de microclima trazendo mais previsibilidade e tranquilidade na sua produção.

As características do clima são decisivas para a entrega de uma safra de qualidade e, quando se cultiva em estufa, o controle dessas características pode ser maximizado pelo sensoriamento.

Através da climatização do ambiente interno do cultivo de acordo com as necessidades requeridas pela planta, com o sensoriamento e automação é possível regular de forma personalizada e automática uma série de fatores responsáveis pela qualidade de seu cultivo. 

Como exemplo, citamos os sistemas automatizados de irrigação e adubação, os quais podem ser programados, funcionando apenas em horários determinados por você produtor. Além disso, através de sensores, também se pode acompanhar diariamente a umidade e temperatura dentro da estufa, otimizando o seu tempo e estabelecendo soluções de controle precisas e eficientes. 

O uso de sensoriamento permite que os dados sejam consultados através da palma da mão, por plataformas que integram gestão e monitoramento, proporcionando uma observação de toda e qualquer situação em qualquer hora e lugar.

Essa conexão integrada entre condições climáticas da estufa e necessidades da cultura implantada facilita a sua tomada de decisão.

4

Registros necessários para a Rastreabilidade sendo atendidos de maneira automatizada e sem dores de cabeça.

Com todos os registros de campo necessários à rastreabilidade sendo coletados a partir de sensores inseridos na planta ou no solo e transferidos à plataforma Demetra, você tem segurança para comercializar o seu produto no mercado. 

Através da precisão que o uso de sensoriamento proporciona à sua produção, é possível manter um padrão de qualidade quando os alimentos forem comercializados, já que toda e qualquer etapa sensorizada e automatizada será atendida com exatidão perante as exigências requeridas pela planta.

Dessa forma, o sensoriamento e automação combinados à rastreabilidade aproximam você produtor do consumidor, agregando transparência e confiabilidade para quem está comprando e consumindo.

5

Informação em tempo real e remota - Para que você esteja atualizado de tudo que está acontecendo no seu cultivo, quando quiser e onde estiver - na palma da sua mão.

Com o uso de sensoriamento automatizado, você se mantém atualizado em tempo real sobre as atividades planejadas e realizadas em seus cultivos. 

Essa tecnologia permite que você viaje e mesmo assim continue coletando, visualizando e comandando dados independentemente do local onde você estiver. 

A funcionalidade proporciona otimização do seu tempo, bem como de sua família e funcionários, pois facilita as tomadas de decisão até mesmo à distância, sendo feitas com a mesma qualidade e na palma de sua mão.

Essa série de vantagens torna o seu trabalho mais rápido, preciso e eficiente.

More to explorer