As 5 melhores impressoras de etiquetas para rastreabilidade do mercado

A rastreabilidade de produtos hortifrutícolas vem conquistando grande espaço no ramo agrícola. Conforme a INC 02/2018,  até o final de 2021, estima-se que todos os alimentos pertencentes à horticultura deverão atender às normas de rastreabilidade. Essa é o conjunto de procedimentos que permitem detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva, mediante elementos informativos e documentais registrados, ou seja, identificar qual é o produto, de onde ele veio e para onde ele vai.

Uma das ferramentas necessárias para a comprovação da rastreabilidade é a impressão de etiquetas contendo todas as informações pertinentes ao que foi realizado naquele alimento até a sua chegada ao consumidor final.

Essa impressão é feita através de impressoras, que são dispositivos eletrônicos projetados especificamente para imprimir etiquetas, de forma contínua ou não, em diferentes formatos. Existem equipamentos de diferentes tamanhos, dependendo do uso a que se destinam. Desta forma, é possível encontrar desde dispositivos portáteis até grandes impressoras prontas para operar por 24 horas sem descanso.

Como é feito o rastreamento da sua produção?

O rastreamento da sua produção será feito através de rótulos fixados à embalagem de seus alimentos ou diretamente neles. Nesses rótulos, irão se encontrar etiquetas contendo as informações necessárias acerca de seu cultivo, as quais poderão também apresentar um código de barras, conhecido como QR Code e que será lido através da câmera do celular. 

Durante a colheita, cada parcela retirada de produtos hortifrutis gerará um número de lote para identificar de qual canteiro, quadra ou talhão veio esse produto.

Cada lote receberá um código, que será único e acompanhará o alimento em todo seu trajeto. Isso significa ser possível registrar e ter acesso às informações relativas à origem dos alimentos, os quais podem ser consultados a qualquer momento. Nesse sentido,  a etiqueta é uma referência ao lote, que permite até mesmo saber de que área da plantação veio, quais tratamentos aquela área recebeu… 

Também é possível identificar se o produtor respeitou o período de carência ao fazer a colheita e se aplicou somente produtos autorizados para aquela cultura. 

Dessa forma, as etiquetas de rastreabilidade permitem que o consumidor consiga identificar se você, agricultor, fez uso de boas práticas agrícolas durante a produção, o que confere aproximação e parceria entre as extremidades dessa cadeia produtiva e, consequentemente, grande possibilidade de aumento em suas vendas.

Quais as vantagens de se ter rastreabilidade em seus cultivos?

A adoção da rastreabilidade de seus cultivos possui uma série de vantagens tanto para quem vende quanto para quem consome. Para você produtor, é a possibilidade de comprovação da origem do alimento, o que hoje é um diferencial de mercado valioso.

Também agrega valor pelo produto ser mais seguro e mostrar profissionalismo na produção. Para o consumidor, é a segurança alimentar que esse rastreio traz, podendo saber com exatidão de onde vem o alimento e quem o produziu. Integra-se aí uma parceria que só tem se mostrado benéfica até então.

Quais critérios precisam ser considerados para a escolha de sua impressora de etiquetas?

Uma série de critérios deverão ser considerados para orientá-lo na escolha de sua impressora de etiquetas, os quais garantirão maior assertividade na aquisição destes itens essenciais para o processo de rastreabilidade. No momento da compra, julgamos importante considerar em uma impressora a capacidade de impressão, a resolução da impressão, o software instalado, o preço dos suprimentos, as opções de conectividade, o design e a marca.

Quais opções de impressoras de etiquetas possuem melhor custo-benefício?

Separamos, abaixo, uma lista com as cinco impressoras de etiquetas que atualmente oferecem um melhor custo-benefício para você atender às normas de rastreabilidade.

Elgin L42 PRO

Muito fácil de usar e extremamente versátil, a L42 PRO é fabricada no Brasil, trazendo tranquilidade e segurança com assistência e suporte técnico, além do menor custo operacional da categoria. Imprime os mais diversos tipos de etiquetas, como gôndola, TAG, couche, BOPP, vinil, poliester, etiquetas térmicas, entre outros; com GAP, tarja preta ou contínuo, em diversos formatos e tamanhos, sejam quadrados, retangulares, redondos, com várias colunas…; pode utilizar ribbon de cera ou resina ou misto.

A Elgin L42 acompanha um programa gratuito para criação dos layouts de etiquetas, que facilita a impressão de textos, imagens, logotipos e código de barras, como o EAN-13, QR Code… O exclusivo painel de LEDs indicadores é intuitivo, e até mesmo um operador não treinado consegue identificar e solucionar eventuais problemas. A L42 PRO também pode ser integrada a diversos sistemas, porque sua tecnologia reconhece automaticamente as linguagens EPL / ZPL / PPLA / PPLB. Com alta conectividade, ela possui conexão USB 2.0 e mais uma opcional, que pode ser rede ethernet ou serial RS-232 ou paralela.

A automação comercial de sua produção será alavancada com a chegada dessa impressora!

Zebra GC420T

A impressora térmica de etiquetas Zebra GC420T realiza a impressão de código de barras, senhas e de informações diversas de acordo com a sua necessidade. Seu mecanismo de transferência térmica faz a tinta contida no ribbon ser penetrada pela fibra do papel da etiqueta, evitando o risco de perdas de material e de comprometimento da informação devido a manchas. Equipada com um excelente processador de 32 bits, possui memória Flash de 8 MB para maior armazenamento de fontes das suas imagens e padrões de etiquetas, facilitando o trabalho do seu dia a dia.

Seu tamanho proporciona o uso em diferentes estações de trabalho sem prejudicar as atividades de quem a manuseia. Com três tipos de conexão (USB, serial e paralela), a impressora pode ser instalada em qualquer computador ou notebook, de acordo com a sua necessidade. Sua instalação e troca de bobina são de fácil execução, já que possui o sistema OpenACCESS™, programa bastante intuitivo e compreensível para diferentes perfis de usuários.

Argox OS-214 Plus

Sua modernidade tecnológica apresenta melhorias com o modelo Plus, que permite imprimir etiquetas compridas, o armazenamento de figuras na memória flash e a impressão por meio de conexão USB. Além de possibilitar a impressão por transferência térmica e térmica direta, o equipamento ainda oferece a possibilidade de impressão de código de barras ID/GS, códigos 2/D Composite e QR Code. O design da impressora também permite a visualização do rolo de etiquetas. Com isso, é possível saber quando está no fim e o responsável pode providenciar a troca antecipadamente.

A impressora térmica de etiquetas Argox OS214 PLUS foi aprimorada e recebeu um grande aumento em sua memória Onboard, ampliando, assim, a capacidade de produzir mais etiquetas. Sua interface USB permite a conexão com notebook ou computador, podendo ser instalada em qualquer lugar.

TSC TTP-244CE

A impressora de etiquetas TTP-244CE é ideal para clientes que procuram uma impressora de alta qualidade, com baixo custo de manutenção. A TTP 244 CE é super compacta e perfeita para empresas de pequeno porte. Apesar de pequena essa impressora é robusta e possui uma variedade ampla de aplicações em impressão de etiquetas e tags. O carregamento dos consumíveis (ribbon e etiqueta) é rápido facilitando a operação no dia a dia. A TTP-244CE suporta PDF417 e MaxiCode, códigos de barras bidimensionais. 

Método de impressão: transferência térmica ou térmica direta; ribbon: suporta rolos de 74 e 91 metros de comprimento; velocidade de impressão: 4 Polegadas por segundo; largura máxima de impressão: 108mm; largura máxima (ribbon e etiqueta): 110mm; interface: paralela, serial, USB 2.0 e ethernet; TSPL-EZ (Emulação de EPL e ZPL); drivers: Windows Xp, Vista, Seven e LINUX Kernel 2.6; dimensões: 258mm (C) x 202mm (L) x 173mm (A).

Bematech LB-1000

A LB 1000 imprime etiquetas com ótima qualidade e rapidez, sendo possível a impressão por termo transferência utilizando Ribbon ou térmico direto, sem a utilização de Ribbon e com uso de papel térmico. Compatibilidade: a LB 000 utiliza a linguagem TSPL2, que permite emular as linguagens de comunicação mais utilizadas no mercado, ZPL, DPL e EPL2, tornando fácil e simples a substituição de impressoras antigas pela LB 1000. Flexibilidade: a LB 1000 possui modelos que se adequam às necessidades dos clientes, sendo o modelo LB 1000 Basic com interfaces USB e Serial e o modelo LB 1000 Advanced que além das interfaces USB e Serial, utiliza também interfaces Paralela e Ethernet. Além disso, a LB 1000 pode ser utilizada para impressão de etiquetas de 25,4 a 118mm de largura, em papel contínuo / recibo, etiqueta corte vinco, com marca preta, perfurada ou formulário/sanfonada. Tipo de impressão: a LB 1000 pode ser utilizada para impressão através de termo transferência utilizando Ribbon ou térmico direto, sem a utilização de Ribbon e com uso de papel térmico.

Todas essas 5 impressoras apresentam faixa de preço aproximadas. São todas impressoras desktop, ou seja, de mesa. São ligadas à tomada elétrica e conectadas ao computador para funcionar. Possuem características gerais similares, como resolução de impressão de 203 dpi, velocidade de 3” a 4” por segundo, cabeçote de 4” de largura (tamanho máximo da largura da etiqueta), conexão USB e Serial RS232 em todas. Nenhum desses modelos possui cortador de etiquetas integrado. Em alguns, pode ser instalado como opcional.

São impressoras bastante versáteis, capazes de imprimir sobre todos os frontais imprimíveis por TD (processo térmico-direto) ou TT (termotransferência). Ou seja, imprimem sobre tags de gôndola, papel térmico, couché, transtérmico, BOPP, filmes metalizados, poliéster, tyvek, nylon resinado, pead, sobre etiquetas especiais (void, pvc, delaminável), entre outros.

Destinam-se a um volume de impressão pequeno a médio, preferencialmente distribuída durante o dia (pequenas quantidades de cada vez). Isso porque seus componentes são de plástico, e os rolos de suprimentos são pequenos se comparados às impressoras industriais.

Além dessas, o mercado possui um grande número de modelos de diferentes marcas, além de impressoras mais robustas ou que atendem a necessidades específicas em impressão de etiquetas. Fazer a escolha certa requer ter clareza sobre o tipo de dispositivo que você precisa e também conhecer e avaliar algumas questões básicas sobre esses equipamentos e suas características.

Afinal, por que ter uma impressora de etiquetas?

Tendo uma impressora de etiquetas, você será capaz de identificar arquivos de maneira fácil e ágil, ganhando eficiência, já que irá economizar tempo na hora de pesquisar e localizar os artigos que procura. 

Também estará apto a imprimir grande volume de etiquetas, dos mais variados tamanhos e formatos em pouco tempo, otimizando a fase final da sua produção. Além disso, estará aperfeiçoando toda a logística de sua propriedade, já que conseguirá melhorar os processos de venda e entrega de produtos, atendendo às normas de rastreabilidade e permitindo uma maior proximidade entre você produtor e o consumidor final.

Ficou interessado em adquirir uma impressora de etiquetas? Entre em contato com a gente!

More to explorer