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5 razões que motivam agroindústrias e cooperativas a buscar sistemas de gestão de fornecimento

Sumário

Autor: Frederico Apollo Brito

5 razões que motivam agroindústrias e cooperativas a buscar sistemas de gestão de fornecimento 

Desde que nós da ELYSIOS iniciamos nosso trabalho a campo, sempre buscamos entender as realidades que encontramos e, dentro do possível, levar soluções que façam sentido para os clientes. Iniciamos focados nos desafios de nossa própria estufa de produção de tomate em vaso com fertirrigação e total controle do microclima, no Rio Grande do Sul. Conversando com alguns produtores e gestores de agroindústrias e cooperativas começamos a entender a complexidade da cadeia agrícola e as lacunas operacionais que poderiam ser otimizadas com uma ferramenta que digitaliza e melhora os processos internos. 

Nessa jornada de entender os desafios das empresas parceiras, entendemos que existem cinco principais razões pelas quais eles buscam ferramentas para gerenciar a cadeia de fornecimento: Nessa jornada de entender os desafios das empresas parceiras, entendemos que existem cinco principais razões pelas quais eles buscam ferramentas para gerenciar a cadeia de fornecimento: 

1. Demandas de clientes e questões legais  

Um dos principais motivos pelos quais nossos parceiros nos procuram é para atender exigências de seus clientes, para que tenham acesso de forma rápida e fácil às informações de seus fornecedores e apresentar um controle de rastreabilidade, para que seja possível chegar nas informações até o nível do talhão da colheita. 

Na forma tradicional em que nossos parceiros realizavam estes controles, a coleta de informações costumava demandar tempo, principalmente, na etapa de centralização de dados, sendo que esse tempo que poderia ser investido pelos profissionais envolvidos em análise e planejamento. Um sistema digital de gestão de fornecedores agrícolas garante que a coleta e apresentação dos dados será fácil e intuitiva, aumentando o volume de registros realizados e a confiabilidade dos dados. O software Demetra é aceito por uma grande quantia de compradores dos nossos clientes devido a confiabilidade da informação e fácil busca dos dados. 

2. Organização de informações para auditorias de certificação 

A maioria das agroindústrias e cooperativas que atendemos certificam seus processos e produtos para abertura de mercado e agregação de valor no produto. Como o processo de certificação pode ser lento e custoso, essa decisão é séria e as auditorias devem ser respeitadas estritamente. Portanto, utilizar um software que é desenvolvido para contemplar a complexidade do campo até a indústria garante agilidade do time em comprovar suas melhores práticas. 

As principais certificações buscadas no mercado hoje são Global Gap, SAI Platform, FSSC22000, Produto Orgânico, Fair Trade, Fair for Life, mas muitas outras já estão surgindo com tanta segurança quanto as mais conhecidas. 

3. Atender demandas da rastreabilidade e nota fiscal 

A rastreabilidade, além de ser um diferencial para o mercado, é regulamentada na legislação com intuito de garantir segurança alimentar em toda a cadeia de valor agrícola. Nós entendemos a rastreabilidade como um pilar da gestão da qualidade, utilizada para permitir o acesso ao histórico   dos produtos ao longo da cadeia, que favorecem a segurança alimentar e controle de qualidade. 

Devido a essas exigências, a indústria que compra a matéria prima, precisa ter acesso à informação referente a quais lotes compõem o lote consolidado que se encontra no seu armazém. Desta forma, facilmente conseguem rastrear os produtores daquele lote, acessar as informações de seu Caderno de Campo e garantir que os insumos usados na produção, suas doses e períodos de carência, estão sendo devidamente respeitados. 

4. Gestão da equipe técnica no campo 

A mão de obra técnica no campo vem se mostrando cada vez mais valiosa para impulsionar a produção alimentos com bom volume e elevada qualidade. Estudos mostram a correlação direta entre o atendimento técnico à campo e o aumento de produtividade. Através do sistema Demetra, os técnicos têm acesso a um aplicativo no celular que funciona offline, com visibilidade sobre as propriedades em que realiza assistência. Desta forma, eles conseguem planejar atividades, conferir o histórico da produção, investigar algum monitoramento de pragas e planejar colheitas. Com essas informações centralizadas na plataforma, o gestor acompanha indicadores de produtividade da sua equipe e pode gerenciá-los com maior embasamento. 

5. Gerir as estimativas de produção no campo 

O trabalho de originação da matéria prima sempre foi um assunto complexo para os compradores, ao trabalhar com qualquer cultura agrícola. Alguns mercados acordam com os fornecedores através de contratos, outros com acordo verbal de compra, e existem aqueles que buscam pelo produto somente durante a oferta. Quando se fala em previsibilidade do volume de produção, em cadeias de safra sazonal a estimativa pode ser mais fácil, enquanto nas cadeias de fornecimento constantemente ao longo do ano, o desafio pode ser mais. Ainda assim, o volume esperado pode variar conforme o clima nos dias antes da colheita, e causar surpresas. 

Garantir a previsão das estimativas de safra para atender a capacidade produtiva da indústria ou os pedidos dos clientes é no mínimo desafiador. Atualmente, a maioria das empresas utiliza um sistema de planilha digital, alguns adaptam seu ERP para realizar o serviço, mas acabam não tendo acesso a um sistema focado na complexidade agrícola e no seu setor. Com isso, o Demetra se diferencia por unificar essas informações e apresentar de forma fácil os volumes de estimativa de safra por cultura, colheitas realizadas, além do histórico da qualidade oferecida em produtos dos fornecedores. 

Convidamos os leitores a conhecer mais sobre o trabalho da ELYSIOS na implementação da plataforma Demetra na cadeia de fornecimento de matéria prima. Centenas de clientes optaram por este caminho e estão muito satisfeitos.

Entre em contato conosco para conhecer mais!

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