A Sicredi Serrana, uma das cooperativas que faz parte do Sistema Sicredi, apoia a implementação de rastreabilidade em propriedades rurais da Serra Gaúcha e Vale do Caí.

A iniciativa de aproximar a agricultura familiar da tecnologia iniciou no Agtech Garage (Piracicaba, São Paulo), através de uma parceria da Elysios e do Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil.

Em razão da sinergia entre a startup e a Sicredi Serrana, a cooperativa – que está presente nas regiões da Serra Gaúcha e do Vale do Caí – sediou o projeto piloto realizado pela Elysios, o qual envolveu a implementação do Caderno de Campo Digital, a realização de treinamentos com produtores e visitas a campo para acompanhamento e assessoria técnica.

Foram engajados 35 produtores associados de três municípios da área de atuação da Serrana, que cultivam uva, pêssego, ameixa, citros, folhosas e leguminosas, acumulando mais de 280 toneladas de alimentos rastreados, visando proporcionar mais segurança ao consumidor.

Devido aos resultados positivos do projeto, a experiência será expandida para mais produtores independentes e cooperativas de produção parceiras na região.

A Sicredi Serrana nasceu do agronegócio e, há 35 anos, contribui com o desenvolvimento deste segmento na região na qual atua. Este projeto, realizado em parceria com a Elysios, expande o olhar da Cooperativa na busca de alternativas para os produtores, contribuindo com a eficiência de suas propriedades, a redução de custos e o aumento da produtividade. Trabalhamos para ser agente de conexão entre o produtor rural e o ambiente de inovação, e esta experiência está sendo um excelente teste

William Eduardo Neuhaus

ASSESSOR DE NEGÓCIOS - SEGMENTO AGRONEGÓCIO da Sicredi Serrana

Como foi o Projeto?