Tradição de Origem
A Quinta de Bons Ventos nasceu com o princípio de produzir alimentos em ambiente protegido por estufas, visando a produção sem uso de defensivos químicos e a preservação do meio ambiente.
A ideia surgiu durante visita em estufas na região de Almeria, Espanha e na Póvoa de Varzim, em Portugal, local de origem dos avós de Luís Fernando Loureiro.
Grandes quantidades de hortaliças, frutos, especialmente tomates eram produzidos em espaços reduzidos e abasteciam boa parte da Europa, alcançando produtividades superiores em relação aos cultivos a céu aberto.
Admirado com a qualidade dos alimentos produzidos nessas estufas, Luís começou a idealizar seu projeto.
Diferencial
Para a construção das estufas, optou-se por uma empresa do Rio Grande do Sul, devido ao modo construtivo, tecnologia empregada e elevada qualidade dos materiais utilizados, resultando em um excelente projeto.
A Quinta de Bons Ventos prioriza a autossuficiência, utilizando-se poço artesiano com grande capacidade para o aproveitamento das águas das chuvas e sistema com placas solares como fonte de energia renovável.
O cultivo é supervisionado permanentemente por dois Engenheiros Agrônomos, os quais são responsáveis pela seleção de sementes e cultivares, recomendação de manejos e tratamentos fitossanitários e pelo processo de certificação orgânica.
Produção e Distribuição
Na primeira safra de tomates, elegeu-se a variedade Giuliana e obteve-se produção considerável, com qualidade e sabor excepcionais, sem uso de defensivos, sendo bastante elogiada pelos clientes.
Você pode encontrar os produtos da Quinta de Bons Ventos no Armazém Municipal Água Verde e na Frutosul Comércio de Frutas, localizada no Box 146 do Ceasa Curitiba.
Localização
A Quinta de Bons Ventos está localizada em Palmeira, Paraná.