Estufa La Rouge

Do cultivo orgânico para a mesa do restaurante

A estufa La Rouge surgiu com a necessidade de seu restaurante, de mesmo nome, o La Rouge Bistrô. O restaurante é referência no país e em Porto Alegre na culinária vegana e saudável, utilizando apenas ingredientes de origem comprovada e 100% orgânicos. Encontrar esses ingredientes pode se tornar uma desafio no dia a dia de um restaurante: Não há sempre a oferta, e quando há, o valor pode variar muito, sendo sempre uma incerteza para o restaurante. 

Assim o empreendedor, ativista e fundador do restaurante, Gunter, começou a visionar a possibilidade de produzir seu próprio cultivo no interior em fazenda de Citrus da família. Junto com outros parceiros iniciou um projeto desde sua concepção até a estufa totalmente operacional em Brochier/RS para a produção de variedades diferenciadas de tomates orgânicos. 

Tecnologia para a melhor tomada de decisão

A Estufa La Rouge tem como seu pilar a sustentabilidade, ou seja, capta e filtra água da chuva para armazenamento e uso na irrigação do cultivo, por possuir um sistema fechado de irrigação todo o material lixiviado é coletado, esterilizado e armazenamento para aproveitamento, acarretando em um aproveitamento total do consumo da água.

Seu sistema de Controle e Automação otimiza o uso de bombas através de algoritmos para funcionamento com válvulas e melhores agendamentos de irrigação de forma que a planta esteja sempre na tomada de decisão no cultivo. Para isso, une sensores de umidade e temperatura do ar  e do solo e radiação solar espalhados no cultivo com aplicativo mobile e web voltados para registros, gestão de tarefas e acompanhamento.

 A Elysios auxiliou desde a elaboração do projeto até atualmente, no decorrer das safras em que o produto está atuando e auxiliando o produtor no controle diário.

Essas informações podem ser acessadas a qualquer momento pelos usuários vinculados na propriedade, auxiliando na tomada de decisão do dia a dia, como irrigação, aplicação de produtos e também na colheita. Com o sistema, a planta está no centro da tomada de decisão, ou seja, se sabe exatamente o que a planta precisa e quando ela precisa. Dessa maneira, os recursos da propriedade são otimizados, diminuindo os custos gerais do cultivo e aumenta a produtividade.

ORIGEM

O cultivo encontra-se em meio a Pomares de Citrus de Rubio e Liane, em Brochier/RS, a apenas 80 Km de Porto Alegre – RS.