Olhos da Floresta

Em cinco anos do programa “Olhos da Floresta”, da Coca-Cola Brasil, já foram injetados mais de R$ 8,6 milhões para a compra do guaraná no Amazonas. O recurso investido chega diretamente a mais de 300 famílias que comercializam o fruto para a empresa.

O programa Olhos da Floresta começou, em 2016, com cinco municípios e hoje está presente em 14, compreendendo 90% das áreas produtivas do guaraná em território amazonense.

Por meio do Olhos da Floresta, a Coca-Cola Brasil garante que 100% do guaraná utilizado na Fanta Guaraná, no Guaraná Kuat, no Tuchaua e em outros produtos à base do fruto é proveniente do Amazonas. Presente no Amazonas há 30 anos, a empresa investe no desenvolvimento regional e contribui para a diminuição das desigualdades locais com o apoio a projetos sociais.

O Imaflora, instituto que atua como parceiro da Coca-Cola Brasil no programa, trabalhou com o georreferenciamento das áreas produtivas de guaraná de cada produtor e as informações foram utilizadas para a rastreabilidade da produção.

Além disso, foram utilizadas ferramentas remotas para a coleta de informações, recibos, e outros documentos que comprovam a origem das sementes, uma das exigências para a compra do fruto. A assistência técnica, que antes era feita de forma presencial, no campo, também foi Atualmente o programa está presente em mais de 100 comunidades, envolvendo cerca de 300 famílias de agricultores e beneficiando mais de três mil pessoas nos diversos elos da cadeia no estado do Amazonas.

Galeria de fotos