Frutas Pertile

Tradição de Origem

Um dos produtores com maior ascendência no ramo da citricultura no Vale do Caí é Darnei Pertile, de linha comprida. Incentivado pelo amor do pai, Antenor, pelo plantio das frutas há mais de 40 anos, enxergou o potencial e fortaleceu ainda mais o empreendimento agrícola, hoje com produção de 10 mil caixas por temporada. Isso se passou de pai para filho, agora já está de avô para neto.

O filho de Darnei Pertile, Cristian Pertile, de 24 anos, é o braço direito dele, assumindo junto do pai o trabalho diário na propriedade de 10 hectares. “Estamos ampliando o plantio com mais três mil mudas, em uma área que foi adquirida pelo meu filho. A inspiração que tive no serviço do meu pai hoje inspira meu filho. Sempre tocamos juntos e o Cristian também optou por seguir na propriedade”, explica Darnei.

Produção e Distribuição

A dedicação da família Pertile retorna na fruta de qualidade que apresentam. Os milhares de pés na propriedade têm espaço até para árvores que estão plantadas há mais de 40 anos, e que ainda dão frutos. “As mais antigas chegam a garantir 20 a 30 caixas”, destaca Darnei.

Trabalhando com a variedade de bergamotas Caí, Pareci e Montenegrina, Pertile investe também na Laranja Valência, vendida in natura e também para a produção de sucos através da parceria com a Biocitrus, correspondendo a 20% de fruta para esse segmento específico. As demais frutas são comercializadas sobretudo no Estado de Santa Catarina. 

No entanto, cerca de 90 produtores do Vale do Caí entenderam a importância da ampliação do negócio e estão juntos na Associação da Citricultura do Vale do Rio Caí, a ACVARC. “A proposta é sobretudo o fortalecimento do agricultor, com assistência técnica e qualificação. Trabalhamos lado a lado com o Sebrae, Farsul, Senar e Emater, temos controle de produção regional, auxiliamos na comercialização e estamos a caminho de um selo de procedência”, destaca Pertile.

Associação da Citricultura do Vale do Rio Caí (ACVARC)

ACVARC é uma associação criada por citricultores do Vale do Rio Cai com apoio de profissionais do Sebrae e Emater regional com o intuito de fundar uma marca de um produto cítrico produzido e manipulado 100% na região e também facilitar o fornecimento de qualidade e rastreabilidade completa ao amigo consumidor, a associação foi uma maneira de vincular a tecnologia à propriedades capacitando o produtor e estabelecendo metas para ter a devida qualidade igualitária numa quantidade maior de produto produzido.

A família Pertile é uma das fundadoras da ACVARC, com Darnei Pertile sendo um membro conselheiro do grupo. A felicidade e satisfação em fazer parte é grande, afinal acreditam que a coletividade de informação é um ótimo meio para o crescimento e a adequação a tecnologia nas propriedades da região.

Criada no mês de abril de 2019, a Associação da Citricultura do Vale do Rio Caí criou o programa Juntos Para Competir com um aporte de cerca de R$ 580 mil neste primeiro ano, para a realização de diagnósticos, visitas técnicas, capacitações, reuniões e tardes de campo, parte do projeto de Fortalecimento e Promoção da Cadeia Citrícola do Vale do Caí – uma das frentes da Câmara Regional de Citricultura. “Um dos objetivos mais imediatos é a adoção de uma marca coletiva a ser utilizada na identificação de bergamotas e laranjas que poderão ser reconhecidas pelo seu padrão diferenciado”, salienta o extensionista e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine.

Outro objetivo da Associação é o fortalecimento da marca para a conquista do mercado externo. “Com nosso trabalho conjunto, melhoramos o valor agregado da fruta, daremos visibilidade e assim estaremos gabaritados para iniciar com a exportação, que é um grande sonho dos produtores”, destaca Darnei Pertile. Nesse caminho, a fruta chegará às gôndolas dos supermercados com a marca da ACVARC e um QR Code, onde o cliente aponta a câmera do celular e terá todas as informações, como o nome da propriedade onde a fruta foi produzida, histórico, selos ambientais. “Tudo para demonstrar que trabalhamos dentro dos parâmetros da lei de rastreabilidade de produtos hortifrutícolas, que são regulamentações feitas pelo Ministério da Agricultura juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explica Darnei.

Origem

A produção dos frutos da família pertile fica localizada na linha comprida, no município de Salvador do Sul – RS.

Contato para Atendimento

(51) +55 99702-4006