logo-Conectando-Florestas

Sobre o Projeto

Conectando Florestas é uma iniciativa da ATLAS FLORESTAL e tem como objetivo restaurar e florestar com fins produtivos 2.000 hectares entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro até 2030. 

O projeto será direcionado para produtores e proprietários rurais que desejam recuperar e produzir florestas em suas propriedades. Serão selecionadas áreas que hoje se encontram ociosas, improdutivas ou degradadas. A agrofloresta será nosso principal método de restauração sempre pensando em consórcios de espécies arbóreas nativas com espécies agrícolas de ciclo curto.

Esta transformação de áreas ociosas em florestas produtivas partirá do engajamento e mobilização de produtores rurais e proprietários de terra para seleção de áreas passíveis de restauração. Para cada propriedade selecionada será desenvolvido um projeto de aplicabilidade da restauração produtiva, onde as estratégias de restauração e viabilização da área serão definidas em parceria com os produtores. 

Desta forma o projeto pretende fortalecer polos de desenvolvimento agroflorestal no Alto Tiete e Vale do Paraíba, somando forças com outros projetos e criando uma rede de instituições empenhadas em conectar florestas e unir pessoas.

Captação de áreas e recursos​

cr_w_388_h_194

O projeto será iniciado com o engajamento e mobilização de parceiros para captação de áreas passiveis de manejo agroflorestal.

Para atingir a meta de 2.000 hectares a estratégia do projeto é visitar prefeituras, sindicatos, associações e outras intuições envolvidas na área rural para seleção de interessados. Em paralelo serão desenvolvidas campanhas nas redes sociais para que interessados possam se informar sobre o projeto. Um formulário on-line será disponibilizado para cadastro de produtores e proprietários rurais.

Elaboração do plano de aplicabilidade agroflorestal

Será elaborado juntamente com o produtor um plano de aplicabilidade agroflorestal. Este plano é a junção de um projeto técnico de plantio com um plano de negócios da propriedade. Assim mantemos a premissas da restauração ecológica, mas avaliamos a viabilidade econômica a rentabilidade que pode trazer para o produtor.

As estratégias de rentabilização vão de produtos agrícolas, produtos florestais não madeireiros (frutos, sementes e fármacos), produtos florestais madeireiros, serviços ecossistêmicos (crédito de carbono e pagamento por serviços ambientais) e turismo rural. 

Este plano será incluído em uma prateleira de projetos para captação de parceiros institucionais.

Capacitação dos
produtores

Durante o processo de elaboração dos planos de aplicabilidade serão realizadas oficinas, workshops e treinamento com os produtores e colaboradores pertencente á cadeia produtiva.

Implantação do
projeto

Após o planejamento e a capacitação serão destinado recursos para dar suporte na implantação dos sistemas agroflorestais. Serão fornecidas mudas, insumos, mão-de-obra e assistência técnica para a implantação de florestas produtivas.

 

Monitoramento das áreas implantadas

Depois de plantadas as áreas serão monitoradas e avaliadas na sua ecologia e produtividade. 

Desenvolvimento de polos comerciais de base agroflorestal

Ao plantar florestas produtivas o projeto será capaz de fomentar redes de escoamento e comercialização dos produtos gerados por estas florestas.

Origem

Conectando Florestas atua na região entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Contato para Atendimento

(11) 96958-5981