Desenvolvimento

Com uma trajetória recente no Brasil, as startups estão renovando alguns mercados e, num cenário de instabilidade, vêm desafiando os modelos de negócios já existentes. Devido a importância do papel das startups no país, algumas iniciativas têm incentivado os chamados programas de aceleração para os novos empreendedores. É o caso do BRDE Labs.

Para incentivar e desenvolver as startups, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul–BRDE – lançou o BRDE Labs. O programa foi elaborado com objetivo de captar e acelerar startups que resolvam problemas latentes que o estado vem enfrentando no cenário atual, aproximando empresas, governo, universidades e o BRDE, para promoverem soluções inovadoras para o Rio Grande do Sul.

O programa abrange projetos idealizados no Rio Grande do Sul e Paraná, e dentre as 12 selecionadas do RS está a Elysios Agricultura Inteligente, startup gaúcha dedica a tornar a agricultura mais conectada, inteligente e acessível para os produtores.

No programa de aceleração, as startups serão acompanhadas por mentores indicados pelos organizadores – a Aceleradora VENTIUR, BRDE e a Aliança para Inovação formada pelas universidades UFRGS/ PUC/ Unisinos, através de seus parques tecnológicos. Desta forma, o processo foca em atividades de capacitação e mentorias, além de conexões para a geração de negócios. Assim, o programa oferece às startups uma série de reuniões de acompanhamento e eventos de capacitação, focados no desenvolvimento dos empreendedores, como destaca Francisco Motta, Head of Design da Elysios. “Nossas expectativas nesse processo de aceleração estão voltadas também para o networking que isso vai resultar, sobre como podemos criar parcerias e também o que vamos conseguir desenvolver, através das mentorias e capacitações que o programa oferece. Assim podemos identificar se estamos no caminho certo e o que precisamos ajustar”, destaca Francisco.

Sensores de umidade e temperatura do ar e do solo em estufa de hortaliças
Solução de sensoriamento e automação desenvolvida pela Elysios em atuação.

Os temas selecionados para serem trabalhados pelas startups envolvem agronegócio, indústria 4.0 e IoT (Internet das Coisas). A Elysios Agricultura Inteligente, que utiliza inteligência artificial e a Internet das Coisas para desenvolver soluções inteligentes para horticultura de precisão, foi selecionada na categoria agronegócio, setor ao qual o BRDE está diretamente ligado.

“A Elysios foi uma startup muito bem vista, tanto pelo BRDE quanto pela equipe da Ventiur, pois além de uma equipe com dedicação ao negócio, o segmento e solução da startup tem muita sinergia com os clientes do banco, que são produtores e também empresas que participam da cadeia do agro e hortifruti”, explica Guilherme Kudiess, Head of Agtech da Ventiur.

Hoje, a startup formada por ex-alunos da UFRGS atua na área de desenvolvimento de software voltado para hortifruti. A solução entrega para os produtores, técnicos e cooperativas o sensoriamento e rastreabilidade dos cultivos, funcionando através do Caderno de Campo Digital. Assim, o produtor pode ter melhor controle e otimizar o uso de água e insumos, por exemplo, evitando gastos desnecessários além de visualizar em tempo real a produção, coletar dados do campo e rastrearem todos os acontecimentos do cultivo.

Usuário de aplicativo de caderno de campo digital para rastreabilidade
Aplicativo Caderno de Campo Digital auxilia o produtor gerenciar as anotações de campo para anteder às normas da rastreabilidade e melhorar a comercialização

As parcerias formadas neste programa de aceleração são o incentivo que as startups precisam para criar e implementar tecnologias que impactam a forma de produzir e alimentar o mundo. “Criar um ambiente propício para a inovaçāo exige o desenvolvimento de capital intelectual pelas universidades, iniciativas de fomento pelas instituiçōes e confiança das empresas para implementar e aprimorar”, destaca o diretor comercial da Elysios, Mário Apollo Brito.

Atuando há cerca de 5 anos no mercado, a Elysios Agricultura Inteligente já desenvolveu projetos junto a cooperativas e produtores de hortaliças e frutas, como é o caso dos produtores de uva da Serra gaúcha, em parceria com a Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves. A plataforma foi adaptada à cultura da uva para suprir necessidades como, por exemplo, assistência técnica e rastreabilidade. No ramo da fruticultura, também atua junto a fabricante de óleos essenciais BioCitrus, levando a tecnologia de controle e rastreabilidade para os produtores de citros que fornecem frutas para a empresa.

Além disso, também mantém parceria para a inclusão da tecnologia na rotina dos produtores da agricultura familiar ligados à Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas, a Coomafitt, no Litoral gaúcho, está sendo apoiada pela parceria do Sicredi Nordeste.

“Com este trabalho que iniciamos no Sul, a Elysios se tornará a principal plataforma de soluções para a agricultura familiar do Brasil”, conclui o diretor comercial Mário Apollo Brito.