A produção de café é um processo muito intensivo em termos de mão-de-obra. O cultivo de café de qualidade é, em muitos aspectos, semelhante ao cultivo de boas uvas para a produção de vinho. O café é cultivado em pequenas e grandes plantações. Ele requer condições climáticas adequadas, uma certa altitude, solo fértil e bons cuidados.
Áreas com solo vulcânico, chuvas moderadas e luz solar são ideais para o cultivo de café. As bagas são colhidas principalmente à mão, pois amadurecem em momentos diferentes, embora algumas grandes fazendas já tenham introduzido máquinas de colheita. O processo de colheita requer cuidado: se você colher frutas não maduras, a bebida preparada não terá um sabor e aroma característicos, e o café feito de bagas excessivamente maduras será muito amargo.
Um pé de café atinge de 6 a 15 metros de altura, dependendo da variedade. Nas plantações de café, os arbustos são sistematicamente podados a 2-3 metros de altura para facilitar o processo de colheita.
O café é cultivado com mais sucesso em solos férteis, onde árvores mais altas criam sombras que impedem o superaquecimento das plantas. Um cafeeiro produz uma colheita apenas 6 anos após o plantio. No entanto, às vezes amadurece dois anos antes. Um papel importante neste processo é desempenhado pelas condições climáticas inerentes a esta região em particular.
Os frutos do café são bagas com polpa doce e grãos em seu interior. Cada baga geralmente contém dois grãos. São os grãos que mais tarde se tornam café.
As bagas são de cor brilhante: verdes para bagas não maduras, amarelas quando maduras, e vermelhas quando prontas para a colheita. Os grãos de café vermelhos maduros também são chamados de "cerejas".
A colheita é feita de uma só vez para café de baixa qualidade ou repetidamente durante 8-10 meses para café arábica de alta qualidade.
Uma boa colheita de café requer o máximo de mão de obra e muito tempo. O processo de cultivo do café é muito longo e se estende por muitos anos. A vida de um futuro cafeeiro começa com um grão germinado. Os grãos são plantados enquanto ainda estão em suas conchas em forma de pergaminho. As sementes do cafeeiro são plantadas em um viveiro especial que fornece as sementes com a quantidade necessária de luz e umidade. Após cerca de dez semanas, surgem brotos jovens.
Ainda é possível ver a casca sobre eles. Depois que as mudas atingem uma altura de 5-10 cm, elas são transplantadas separadamente em vasos altos ou sacos plásticos e depois continuam a ser cuidadas em estufas. Depois que a altura das mudas de 4-5 meses atinge 30-40 cm, elas são plantadas em plantações em solo especialmente preparado, onde ou substituem árvores antigas que dão poucos frutos ou simplesmente expandem as plantações. As mudas são plantadas em filas, e de modo a deixar espaço suficiente para o cuidado e a colheita. A árvore do café começa a florescer pela primeira vez no terceiro ano.
A primeira, ainda modesta, colheita aparece no quarto ano, e somente se a árvore tiver sido cuidadosamente cuidada. É somente no sexto ano que o cafeeiro começa a produzir uma colheita completa. O cafeeiro é muito caprichoso, e o cuidado com ele inclui capina constante, tratamento das árvores com produtos químicos para protegê-las de doenças e pragas como a broca do grão e a ferrugem do café. As condições mais favoráveis para uma colheita rica de café são: clima quente, sol suficiente, chuvas fortes e temperaturas estáveis (nomeadamente 17-23C). O café é melhor cultivado em solos de origem vulcânica.
É lá que crescem as árvores mais altas, protegendo o café do sol escaldante. O cafeeiro é uma daquelas plantas que é afetada negativamente pelo sol. Portanto, as grandes árvores ramificadas são frequentemente plantadas em plantações para criar sombra. O café é melhor colhido manualmente, colhendo apenas as bagas maduras uma a uma; é assim que é feito nas plantações na Colômbia, Costa Rica e outros países, quando as empresas contratam especificamente trabalhadores sazonais.
Até hoje, existem mais de 80 espécies de pés de café, mas apenas 2 espécies são adequadas para a produção de café. Estas são o Árabe (Coffea arabica), cujo café é chamado de Arábica, e o Congolês (Coffea canephora), também chamado de Robusta. Em aparência, os arábicas são mais altos e têm grãos maiores do que os robustas. Os frutos arábica levam de oito a nove meses para amadurecer. O período de amadurecimento do Robusta é um pouco maior - de dez a onze meses.
O tempo de colheita varia de acordo com a localização geográfica, clima, altitude e estação do ano na respectiva região de cultivo. No Brasil, o principal fornecedor de café, a colheita é de maio a setembro, na América Central de outubro a março, e na África do final de outubro ao início de abril. Uma vez que os cafeeiros tenham frutos maduros, apesar da presença de frutos não maduros e da floração contínua, é feita uma pequena colheita de frutos maduros. De um arábica, pode-se colher de 500 a 1500 g; Robusta - de 500 a 2000 g de grãos de café. A colheita do café é uma operação muito trabalhosa. A propósito, vale notar que, para obter 500 g de grãos de café, é necessário colher cerca de 2,5 kg de frutas. Desfrutar de um café de qualidade e um jogo de https://22bet-br.org/, o que poderia ser mais bonito.